• MWM Consultancy

VOU PRECISAR DE VISTO PARA ENTRAR NA EUROPA? – O QUE É O ETIAS?


Foto: Son Tung Tran


VOU PRECISAR DE VISTO PARA ENTRAR NA EUROPA? Calma que a resposta não é tão óbvia quanto parece!


Antes de tudo, devemos deixar claro que você deve entender a diferença entre: Europa, União Européia e Espaço Schengen. Vem com a gente que vamos te explicar!

A europa é um continente. Formado atualmente por 44 países (que pertencem, é claro, a esse continente). Já a união européia, é um bloco econômico e político, formado por alguns países do continente europeu, que atualmente totalizam 27 países.

E por último, mas não menos importante, o espaço Schengen. Ele, nada mais é do que um tratado de livre circulação de pessoas, composto por 26 países. Nesse tratado, existe a facilidade de transitar entre os países membros, sem a necessidade de passar por mais de uma vez pelo controle de imigração. Ou seja, após passar pelo país da sua chegada, você não precisará mais passar por nenhuma imigração e poderá transitar livremente.


Vale lembrar que nem todos os países da União europeia participam desse tratado (espaço Schengen) e nem todos os países do espaço Schengen pertencem a união européia.


Parece confuso, não? Mas vamos te explicar:

Países membros que participam do tratado Schengen e da União Européia :

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.


Países que NÃO são da União européia, mas pertencem ao tratado do espaço Schengen:

Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.


Países que estão da União europeia, mas não pertencem ao tratado:

Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda e Romênia.


Ja sabemos, que atualmente, para brasileiros, não é necessário visto para entrar em um dos países pertencentes ao espaço Schengen. Porém, são exigidos alguns pré-requisitos, tais como: Passagem de ida e volta, seguro-saude com cobertura mínima de 30 mil euros, comprovante de estadia, permanência permitida apenas por 90 dias, não podendo ser superior, passaporte válido com pelo menos três meses após a data da partida, além de cumprir com as novas regras da pandemia (vacina, teste negativo, e em alguns casos, 14 dias de isolamento).


Muito simples, não? Mas as regras mudaram um pouco e é por isso que estamos aqui.

À partir do final de 2022 (pelo menos, por enquanto, essa é a previsão), será necessario uma autorização eletrônica de entrada na europa. Os paises do espaço Schengen irão solicitar que os viajantes preencham um formulário online, que funcionará como uma autorização prévia para viajar.


Alguns países já adotam essa medida, como Canadá, Austrália e Estados Unidos (com países que possui acordos específicos de imigração). É algo bem simples, mas será obrigatório.


Vamos entendê-lo melhor: O nome desse visto é ETIAS, que significa European Travel Information and Authorisation System. Esse sistema que será o responsavel pela aprovação prévia.


Quais os países que irão exigir dos brasileiros essa autorização eletrônica ?

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estoniana, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Republica Tcheca, Suíça e Suécia.


O que sabemos até agora sobre essa nova exigência?

O documento será preenchido online, terá uma duração aproximada de 20 minutos, onde o viajante deverá informar sobre onde deseja ir, validade do documento, motivo da viagem...

Nada fora do normal que já é perguntado na imigração.


Será cobrada uma taxa (ainda não foi divulgado o valor), mas estima-se que será um valor simbólico.


A validade do documento será de três anos ou no vencimento do seu passaporte (o que ocorrer antes).


Esse documento será exigido somente no país da sua chegada, não havendo a necessidade de apresentar em outro país, caso você decida viajar entre os países membros do espaço schengen.


Nós da MWM Consultancy, estamos sempre dispostos a te ajudar a crescer e somos orgulhosos de fazer parte deste crescimento. Não hesite em nos contactar. - MWM Consultancy.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo